musicas para escrever
Escrita

As melhores playlists para escrever

Escutar músicas para escrever pode ser uma boa solução para a escrita fluir mais. Embora nem todos saibam, músicas fazem bem para a saúde e trazem uma série de benefícios, alguns até já comprovados por estudos. 

Eu amo escutar música, seja para escrever um livro, uma reportagem ou quando estou trabalhando. Crio minhas próprios playlists e também vivo procurando por novas com o objetivo de me sentir mais feliz e animada no dia a dia. E quando estou em um dia ruim, nada melhor do que uma música gostoso para melhorar as coisas. 🙂

Por isso, hoje eu trouxe um texto recheado de músicas. Vou compartilhar a minha playlist para escrever, para concentração e para estudar. Todas do Spotify, já que é o serviço de streaming que eu uso. Espero que goste!

Playlist para escrever um livro

Por muito tempo, tentei ouvir as minhas músicas favoritas para escrever. Porém, ao invés de focar na escrita, eu tinha vontade de cantar junto e dançar. Imagine o desastre. Perdia minutos, às vezes uma sprint inteira de escrita, porque a música estava boa demais para não me deliciar com ela. 

Então, comecei a ouvir música clássica, instrumentais, com vozes etéreas e alguns sons da natureza. Se os seus ouvidos não forem acostumados com esse estilo, pode ser difícil no início, mas confie em mim: são as melhores músicas para escrever.

Essa é a minha mais recém playlist para escrever. Depois que comecei a utilizá-la, o meu rendimento nas sprints aumentou muito bastante. Inclusive, me sinto até mais inspirada! Têm sido prazeroso escutar. Recomendo muito! 😉

Playlist para concentração

A hora de concentração costuma ser um problema para você também? Eu sou muito distraída. Sempre encontro outras coisas para fazer quando preciso focar em alguma atividade, desde arrumar a mesa até beber água o tempo inteiro — o que me leva ao banheiro e logo a falta de atenção. 

Diferente da sprint de escrita, gosto de me concentrar para atividades que exijam menos criatividade, como revisões textuais (que é o meu trabalho atualmente) e leitura de artigos ou textos mais difíceis. Para esses momentos, gosto de escutar lo-fi, que vem o termo low fidelity (baixa fidelidade). Eu costumo escutar essa playlist para concentração:

As músicas lo-fi geralmente não tem vocal, então é bem difícil acontecer de querer cantar junto. Os sons são bem leves e simples, considero a maioria das músicas relaxantes e ótimas para focar e dar um gás na produção. Tenho outra playlist para concentração, também de lo-fi, mas dessa vez com músicas selecionadas por mim.

Essas duas playlists também tem boas músicas para escrever — eu as escuto constante. 

Playlist para estudar

Apesar de todas as playlist acima sejam ótimas para estudar, nem sempre servem para mim. Quando preciso focar de uma maneira absurda e me desligar da realidade, qualquer barulho se torna irritante, até os das teclas fazendo tec-tec-tec.  

Por muitas vezes, ativo o aplicativo Forest e deixo o barulho de chuva ligado, bem alto, e não coloco mais nada para tocar. Porque tudo, qualquer coisa, parece atrapalhar quando preciso estudar. Fuçando no Spotify, encontrei a playlist para estudar perfeita.

Com apenas sons da natureza — afinal, ela se chama “concentração natural” —, nessa playlist você encontra barulhos de cachoeiras (você já esteve em uma cachoeira? É revigorante), passáros cantando, ondas do mar, chuva, entre outros. 

Uma dica que eu dou é colocar a música que você gostou para repetir sem parar, assim você não perde o foco caso trocar de um som de floresta para trovoadas do nada. É o que eu faço por aqui. Juro, realmente me distraío fácil.

Sons da natureza também são ótimas músicas para escrever, viu? Principalmente na hora de escrever uma cena específica, como em uma praia, ou uma emoção, como a tristeza. 

Bônus: minhas playlists favoritas

Como bônus, vou compartilhar as minhas duas playlists favoritas do momento, e talvez de toda minha vida. A primeira delas é a playlist de Vertigo, meu primeiro livro. Como é um romance, as músicas que estão lá me ajudaram na hora da inspiração e a criar o ambiente da história. Também é a playlist das músicas favoritas da Mia, a personagem principal.

A outra playlist que tem feito a minha cabeça nas últimas semanas se chama “hora da animação”. Bom, talvez você não se anime com ela, porque não são músicas pop e nem nada do tipo, e sim selecionadas a dedo por mim (lê-se: fiquei tão viciada que precisei colocar todas elas em uma só playlist). 

A maior parte delas são desconhecidas pela grande maioria das pessoas, então posso dizer que talvez você se surpreenda…

Bom, acho que por hoje deu. Se você tiver indicações de boas músicas para escrever, coloca nos comentários! Estou sempre em busca de novidades para as minhas playlists.

Espero que tenha gostado do conteúdo ❤️

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x